LEGENDARY – EQUADOR SIDRA HONEY RUM BARREL
Notas sensoriais: notas de cana de açúcar, ponche de rum e ameixa.
Região: Loja
Fazenda: Finca Yambamine
Produtora: Diana Velez
Quantidade: 200g
Finca Yambamine
Propriedade de duas irmãs, Diana e Olinka Velez, esta finca é um lugar muito único. Com uma vista deslumbrante sobre o vale de Macara e o Peru no horizonte, Yambamine está localizada em uma encosta íngreme, cercada por uma floresta nublada, intocada e atravessada pela antiga ‘Estrada Inca’ que ligava Cuzco e Quito. Diana descreve sua aventura no mundo do café como um modo de vida transformador. As duas irmãs começaram a plantar café por volta do ano 2000, após grandes mudanças de vida. Desde então, elas foram atraídas da cidade para a terra, investindo muito esforço, tempo e emoção na produção de café. Segundo Diana e Olinka, esta terra é mística e carregada de boas energias. A fazenda está dividida em duas parcelas principais: Chorora, que significa ‘um poço’ na língua Kichwa e Yambamine, que significa ‘terra de ouro’. As duas áreas somam 5 hectares de terras cultivadas. As variedades aqui produzidas são Typica Mejorado, Catuai, Híbrida e Sidra. Esta última variedade vem diretamente da planta ‘mãe’ Sidra, sendo apenas a segunda geração desta variedade. Esta fazenda também é pioneira em processamento experimental no país. Gerido por Hernan Cabra, especialista em processamento de café, esta fazenda produziu alguns perfis únicos e conquistou o primeiro e o segundo lugar na competição ‘Taza Dorada’ em 2019, com uma pontuação recorde no Equador. Os cafés realmente falam por si, são incrivelmente complexos, bem equilibrados e com notas de fruta intensa.
Sidra Honey Rum Barrel
A variedade Sidra foi desenvolvida em solos equatorianos e é um híbrido entre Red Bourbon e Typica, esta é uma das variedades mais populares e procuradas no Equador, o seu perfil é muito complexo, de frutos vermelhos, acidez equilibrada e muito doce.
Processo
Este café foi colhido a dedo entre maio e junho de 2021. O primeiro passo foi despolpar as cerejas deixando a mucilagem e colocando o café dentro de tanques de barril de rum para fermentar por aproximadamente 8 dias. Após a fermentação, o café em pergaminho foi colocado sob o sol em mucilagem ‘caramelizado’. Após a secagem ao sol, o café entrava em marquesinas ou politúneis para lentamente secar por aproximadamente 20 dias. O café passou por uma fase final de estabilização por 8 semanas antes de estar pronto para exportar.